Faça clique sobre esta ligação para aceder à aplicação place21

o que é a aplicação place21?

A place21 é uma aplicação web vocacionada para a gestão da informação relativa a alunos dos 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário da Região Autónoma da Madeira.

A partir dela os diversos agentes do sistema educativo (professores, serviços administrativos das escolas, direcções executivas das escolas, orgãos de decisão da Secretaria Regional de Educação, pais e encarregados de educação, alunos...) devidamente registados e na posse de uma chave de utilizador e da respectiva palavra-passe que os identifica perante o sistema, podem levar a cabo uma série de tarefas (registo de faltas e avaliação dos alunos, matrículas, processos de inscrição e transferências de alunos, processos de acção social e apoios a alunos carenciados, envio de informações aos pais e encarregados de educação, recolha e análise de dados estatísticos por forma a facilitar a tomada de decisões de gestão a nível superior, etc).

o que se deve fazer para utilizar esta aplicação?

Os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário interessados em usar a place21 devem preencher e imprimir este documento e enviá-lo à Direcção Regional de Planeamento e Recursos Educativos. A ser dado sinal verde ao estabelecimento de ensino este deverá contactar-nos para procedermos à parametrização do estabelecimento de ensino na nossa base de dados (inclusão dos currículos do estabelecimento e outra informação considerada de relevo).

Pode aceder à aplicação em http://www.madeira-edu.pt/projectos/place21/.

quais as principais vantagens em usar esta aplicação?

Em primeiro lugar: é gratuito! Leu bem: GRÁTIS!

  • Os estabelecimentos de ensino públicos da RAM não incorrem em qualquer custo adicional por utilizarem esta aplicação;
  • Não há a necessidade de instalar software ou outros equipamentos (basta dispor de computadores com ligação à internet e utilizar preferencialmente o navegador Internet Explorer);

Em segundo lugar, não há que estar dependente do equipamento instalado na escola: a partir de qualquer ponto com acesso à internet, o professor, director de turma ou outro dos agentes acima mencionados, pode aceder à aplicação e executar as tarefas administrativas que tiver que efectuar.

É desta forma que se aproveitam as diversas sinergias criadas pelos concursos «Wireless Labs» e «Um professor, um computador», que permitiram às escolas e professores, respectivamente, a aquisição de equipamentos portáteis. Já não estamos «prisioneiros» do local de trabalho, a mobilidade tantas vezes apregoada passa a ser uma realidade!

A informação relativa aos alunos da RAM já está toda informatizada por via dos famosos inquéritos estatísticos aos Directores de Turma e aos Estabelecimentos de Ensino, pelo que pode dizer-se que a maior parte do trabalho já está feita (ao contrário de outras aplicações locais que, mediante a mudança de estabelecimento de ensino por parte de um aluno obriga ao preenchimento de novo volume de informação relativa a este).

Outras ligações PLACE